17/08/2017

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, representada pela Secretária Municipal de Educação, Professora, Edmar Franco Borges Paranaíba e pelo Subsecretário de Educação, Marcelino Franco de Moura, promoveu na última semana, reunião com representantes de vários segmentos da área educacional, de entidades, autoridades civis e militares para definirem a programação referente ao desfile comemorativo da Independência “7 de Setembro”.

Na reunião, foram discutidos temas, como levantar os possíveis interessados em participar deste momento de civismo e respeito à nossa Pátria, envolvendo alunos, professores, empresas, colaboradores, organizadores de bandas musicais, enfim, um momento participativo de toda a comunidade tijucana.

“O desfile de 7 de setembro já é um evento tradicional, aguardado por toda a população, seja para verem seus filhos e familiares desfilarem ou participar deste momento de civismo. Acontecerá este ano ao final da tarde, com início às 17h30min, evitando assim a exposição ao sol por muito tempo da população e dos alunos que desfilarão pelo centro da cidade”, disse a Secretária de Educação Edmar Franco Borges Paranaíba.

O tema deste desfile para as escolas terá como abordagem central: os Biomas Brasileiros, entretanto, a Escola Municipal Machado de Assis abordará as comemorações de seus 80 anos e a Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva seus 70 anos.

Demais instituições ficarão livres para apresentar qualquer temática que desejarem. Nas escolas municipais houve esta exigência com o tema de biomas, em virtude do projeto que está sendo desenvolvido durante todo este ano nas escolas, com culminância neste desfile.

Uma novidade neste desfile de 2017, anunciado pela Secretária de Educação, Edmar Paranaíba, é que os grupos ficarão concentrados na Avenida 17 c/ 22 e 24 e suas ruas adjacentes e na Praça Getúlio Vargas, ocorrendo o desfile em uma única rua, em linha reta, neste caso, saindo da Rua 22 c/17 e percorrendo toda sua extensão até o Coreto da Praça da Prefeitura (Avenida 9), onde se dispersarão e finalizarão o trajeto.

Todos os convidados participantes receberam uma ficha de inscrição, que deverá ser enviada para o e-mail da Secretaria Municipal de Educação, até o dia 18/08. Posteriormente a esta data será agendada nova reunião entre os inscritos, para apresentar o layout do desfile, assim como os pontos de concentração de cada entidade.

Caso alguma entidade e/ou escola/instituição, que não compareceu à 1ª reunião e tenha interesse em participar do desfile, favor procurar pela Rosa ou Tânia (Setor de Lazer), até o dia 18/08, para finalizar os procedimentos necessários para a realização do Desfile.

Estiveram presentes na reunião, diretores e vice-diretores de escolas públicas municipais, estaduais, particulares, entidades filantrópicas, superintendência regional de ensino, organizações governamentais e não-governamentais, associações, grupos sociais, culturais e artísticos, fundações, Sistema S, Rede FIEMG, instituições federais, exército, política militar, política federal, política civil, entre outros, para anunciar e discutir a realização do Desfile 7 de Setembro.